HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Coração de Nossa Senhora Auxiliadora
Um mês especial para a Família Salesiana

É época de celebramos a Mãe de Deus e seus vários títulos. Ao falar de Nossa Senhora, Dom Bosco nunca deixou de se referir a ela como “Auxiliadora dos Cristãos”. Repetia que Maria sempre esteve à frente da obra salesiana, ajudando a todos nos momentos de dificuldade. Em suas anotações, ele registrou diversas graças alcançadas por intercessão da Virgem.

No dia 24, durante a manhã e a tarde, as crianças e os jovens participaram da Celebração da Queima das Cartinhas, que ocorreu no pátio da escola. Tal prática é uma tradição das Escolas Salesianas, em que os alunos deixam um pedido, uma oração ou palavras de agradecimento a Nossa Senhora. Esse hábito foi iniciado por Dom Bosco que incentivava os meninos do oratório (muitos deles órfãos de pai e de mãe) a escreverem uma carta direcionada à mãe de Jesus. Após a queima dessa carta, os alunos recebiam uma resposta de Nossa Senhora escrita pelo próprio santo.

Neste ano; as urnas para entrega das cartinhas ficaram dispostas nos corredores da escola, junto a uma parte das dezenas do terço, que, durante a cerimônia, foram conduzidas por colaboradores e alunos e, na sequência, montado o grande terço em frente ao altar de Maria Auxiliadora. Todos os estudantes receberam das Filhas de Maria Auxiliadora, as irmãs do ILV, um doce e uma medalha de Auxiliadora, em comemoração à grande festa celebrada.

Marcada pela emoção, fé, devoção e amor, ao final do dia ocorreu, na Paróquia São Miguel Arcanjo, a missa de Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora. A celebração foi conduzida pelo Padre Leandro Francisco e teve a participação das irmãs salesianas, direção, colaboradores, alunos, ex-alunos e familiares.

Neste ano, a celebração destacou também os 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e sua importância, bem como os 60 anos da presença do Instituto Laura Vicuña na cidade de Uruguaiana –RS. Conforme a tradição das escolas salesianas, o ato de coroação foi conduzido por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, juntamente com a equipe de pastoral e da Articulação da Juventude Salesiana – AJS.

Dom Bosco dizia que ninguém vem para uma casa salesiana, sem ser trazido pela mão de Nossa Senhora. Para salesianos e salesianas, coroar Nossa Senhora Auxiliadora é demonstrar que a reconhecem como mãe e rainha.

Agradecemos a toda comunidade educativa que prestigiou com muita alegria essa belíssima festa!