Conheça quem somos e o que fazemos!
Instituto Laura Vicuña (ILV) foi fundado em 15 de fevereiro de 1962, a pedido do Bispo diocesano D. Luiz Felipe de Nadal. O bispo, ao ver o quadro da heróica Laura Vicuña, aluna Salesiana do Chile falecida em 22 de janeiro de 1904, disse: «Coloquem este quadro exposto na vitrine da Casa de Comércio Jacques com a frase: “Esta é a patrona do novo Instituto de Educação, recentemente fundado nesta cidade pelas Filhas de Maria Auxiliadora ou Salesianas de Dom Bosco”».
O ILV iniciou as suas atividades educativas em 1963, com a abertura da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 1973, tiveram início as demais séries até à 8ª série. O ILV teve, até o momento, 16 diretoras, sendo a primeira Ir. Maria Emma Linck.
Aos poucos a escola foi crescendo com a colaboração de pais e amigos que formavam um clima familiar, o que é próprio da Educação Salesiana. Com 20 anos de existência seu crescimento era perceptível, tanto na infraestrutura como em número de alunos.
Os investimentos e as realizações foram acontecendo: o novo prédio escolar para o Ensino Médio foi construído e inaugurado em 1985, quando da aprovação do Curso de Habilitação em Magistério, que funcionou até 1992. Em 1995 foi construído o Ginásio Esportivo, para a prática de esportes e aulas de Educação Física.
Além da melhoria na infraestrutura, o colégio tem buscado melhorar seus recursos pedagógicos, bem como o aperfeiçoamento dos professores. O ILV oferece ambientes saudáveis, material didático diferenciado e um projeto pedagógico que valoriza a individualidade do aluno. Tão grande quanto o espaço físico privilegiado é a riqueza do carisma salesiano que se desenvolve nas terras da Fronteira Oeste.
O trabalho de Gestão Integrada, iniciado em 2002, veio somar em qualidade a proposta do ILV, como instituição educativa que oferece educação salesiana atualizada e competente, visando o aprender a conhecer, a ser, a fazer e a conviver.
O ILV, juntamente com as demais escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, integram a Rede Salesiana de Escolas, utilizando proposta a pedagógica e a atualização do Sistema Preventivo de Dom Bosco.
Diretoras desde a fundação:
- Ir. Maria Emma Linck – 1962 – 1967
- Ir. Cacilda Werner – 1968 – 1973
- Ir. Blondina Walchak – 1974 – 1976
- Ir. Salete Borille – 1977 – 1978
- Ir. Darci Pretti – 1979
- Ir. Leonida Moser – 1980 – 1985
- Ir. Helena Dalmonico – 1986 – 1993
- Ir. Cecilia Brys – 1994 – 1996
- Ir. Maria Ana Vegini – 1997 – 1998
- Ir. Lina Mondini – 1999 – 2001
- Ir. Lúcia Jacinta Finassi – 2001 – 2004
- Ir. Rejane Gamarra dos Santos - 2005
- Ir Maria Ana Vegini – 2006
- Ir. Nara Lúcia Tisatto – 2007 – 2011
- Ir. Denize Salvador - 2012 - 2015
- Adriana Arcerito - 2016...
Formando Bons cristãos e honestos cidadãos!
Inovação
O Instituto Laura Vicuña utiliza Material Didático Digital, com a melhor tecnologia do Brasil
Cuidado
Aqui o seu filho recebe toda a atenção e carinho!
Qualidade
Um ensino de acordo com as exigências do séc. XXI
A pastoral juvenil é a realização inculturada da missão educativa, dom carismático expresso na experiência de Dom Bosco, de Maria Domingas Mazzarello e na tradição do Instituto. É o modo típico de manifestar a atenção da Igreja para com as jovens gerações, para que Cristo cresça em seus corações e se comprometam em uma cidadania ativa.
A pastoral juvenil se coloca no horizonte eclesial do anúncio do evangelho da alegria e da dimensão social da evangelização (Cf Evangelii Gaudium n. 176-258) no mundo atual. Isto implica uma conversão pastoral que se realiza quando a comunidade educativa se põe na escuta da realidade, abre-se ao diálogo, torna-se disponível a reler a vida à luz do encontro com Jesus e descobre novamente “os jovens, nossa terra santa”. Conheça mais sobre a Pastoral Juvenil Salesiana: http://pastoral.rsb.org.br/
Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.
Desde as origens do Instituto das FMA, tanto Dom Bosco, quanto Madre Mazzarello possuía a intuição de que a Comunicação é algo de extrema importância no processo de educação e evangelização.
Vivendo hoje, um contexto de grandes mudanças, em que as tecnologias da comunicação são elemento do cotidiano de praticamente todas as pessoas, é essencial pensar os processos de Comunicação. É neste sentido que se pode pensar para além dos meios, buscando sempre comunicar vida, esperança e alegria.
O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora é, desde a sua origem, um Instituto missionário, seja a ação cotidiana em qualquer lugar que uma FMA se encontre, seja em uma missão específica a serviço da evangelização e educação dos jovens em terras distantes. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida temos Irmãs que são missionárias inter e ad gentes, realizamos também Missões Jovens na certeza de que todo cristão é chamado a “Ser Missionário”.
D. Bosco, desde o início, foi propagando sua espiritualidade, com a intenção de envolver, contagiar, convocar outras pessoas e lança-las no campo da educação e evangelização: utopia de formar uma família, proporcional à vastidão e variedade dos empenhos e das competências, aberta a amplas influências, a diferentes participações na unidade da missão, de espírito, de método e com a multiplicação do potencial operativo.
A pertença se alimenta de um espírito comum, que orienta para uma extensa e complementar missão juvenil. A Família Salesiana é atualmente composta por 28 grupos de institutos de vida consagrada e associações de leigos.
(55) 3412-4157
Domingos de Almeida, 3388, 97502-800 Uruguaiana, Brasil
ilv@ilv.com.br