HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Rito de passagem 9ºs anos
Ritos de Passagem

Com a aproximação do fim do ano letivo, é hora de analisar os aprendizados obtidos, celebrar conquistas e se preparar para os desafios que virão a seguir. Conforme alcançam novos estágios da vida (incluindo a escolar), crianças e adolescentes se veem diante de diversos momentos de transição, geralmente caracterizados por felicidade, expectativa, ansiedade e medo. Visando estimular o protagonismo de nossas crianças e jovens, a fim de tornar prazerosas as mudanças de ciclo, são realizados os ritos de passagem entre segmentos. O momento é de celebrar as conquistas e reforçar a ideia de continuidade, preparando os estudantes para sua nova trajetória.

Para os alunos dos 5ºs anos o rito de passagem tem por objetivo refletir sobre o encerramento do Ensino Fundamental I e relembrar a trajetória de cada um na escola através de vídeos enviados por professores das séries anteriores. Este também é o primeiro contato das turmas com os professores do Ensino Fundamental II, para que possam se conhecer mesmo que virtualmente e, assim, já irem formando lações de carinho e companheirismo para o próximo ano.

No rito de passagem dos 9ºs anos, os alunos fazem um exercício de projeção do futuro, escrevendo cartas para si mesmos que serão abertas apenas quando estiverem no fim do Ensino Médio. Eles são estimulados a pensar nos objetivos que pretendem alcançar, na realidade que estarão vivendo, além de listar os aprendizados obtidos e os dilemas que enfrentam no presente, para que depois possam comparar seu “eu atual” com seu “eu futuro”.