HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC
Estudantes finalistas realizam defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC

O Instituto Laura Vicuña estimula a iniciação científica como vivência significativa para os seus alunos. As turmas dos 3ºs anos do Ensino Médio (EM) realizam, a partir do 2º ano do EM o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de capacidades sóciocognitivas dos estudantes e para aprendizagens de natureza científica. A atividade cientifica desafia os jovens a explicitar curiosidades em diversas áreas do conhecimento, produzindo indagações, possíveis soluções aos problemas, considerando a reflexão a partir da construção de novas relações entre elementos e problemas levantados.

 Neste ano, de forma online, através das salas virtuais do Google Meet, os estudantes das turmas 301 e 302 realizaram a apresentações dos trabalhos nos dias 3 a 6 de novembro, com a presença de professores e profissionais de amplas áreas do conhecimento como banca avaliadora, que enriqueceu o processo com as suas contribuições. O momento foi marcado pela presença dos familiares e amigos. Os temas variaram desde saúde, artes, desigualdade, educação, entre outros.

 

 A iniciação científica, nesta etapa da vida escolar, considera o conjunto de vivências, conhecimentos prévios e representações do estudante sobre o mundo. Durante este processo, o estudante aprende a interrogar-se, formular hipóteses iniciais ao explicar fatos; acontecimentos e fenômenos observados direta ou indiretamente; aprende a realizar experimentações e provocar seu pensamento a examinar contradições; contrapor pensamentos e examinar pontos de vista diferentes dos seus, para, então, modificar ou consolidar suas ideias iniciais.

 Diante de excelentes trabalhos apresentados, parabenizamos os nossos jovens pesquisadores pelos variados temas que trouxeram para debate, bem como pela superação de dificuldades trazidas por este momento atípico. Agradecemos aos professores orientadores pela disponibilidade e atenção com cada um dos estudantes.