HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Noite Nativa Salesiana
VII Noite Nativa Salesiana

Na noite do último dia 24 foi realizada a VII Noite Nativa Salesiana. O evento tem como objetivo cultivar as tradições gaúchas através da música, danças e declamação. As turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e 6ºs e 7ºs anos do Fundamental II abrilhantaram a noite com as típicas danças gauchescas em que os estudantes demonstraram todo seu carinho e amor pelo Rio Grande.

Diversos convidados cantaram e fizeram a noite da família salesiana ainda mais linda, dentre eles o jovem Kauê Dalandaro, que trouxe a lida campeira através da música “Mango Carneadro” de Ita Cunha, a história e a sina de um homem do campo. O aluno Gustavo Moraes, do 8º ano A,  realizou sua apresentação de chula, cuja dança antigamente era usada durante os bailes, onde dois peões queriam dançar com uma mesma prenda e então desafiavam-se, e aquele que vencesse a dança teria o direito a dançar com a moça pelo resto do baile. Já a aluna do 7º ano A, Antônia  interpretou “Querência Amada”.

Cantar o amor faz parte do repertório gaúcho. Amores possíveis e impossíveis, breves e eternos. Amores que exaltam e eternizam a mulher amada. Para esta interpretação o destaque foi o aluno Gustavo Martins, da turma 301, interpretando “Merceditas”

Declamação é uma arte que exige total concentração, desde o momento da escolha da poesia, em que o sentimento já começa a brotar, até o momento de estar, frente a frente, com o público. Declamar é SER a poesia a cada palavra recitada, com paixão, amor e verdade. Para a declamação foi a vez da aluna Amanda Barcellos, do 7º ano A, e na sequência, Sofia, do 1º ano A, declamando “Gauchinha”.

Cantar é próprio de quem ama, e quando a música nos chega aos ouvidos através da pureza e a simplicidade de uma criança, ela se transforma em presente para a alma. A aluna Júlia, do Infantil II, acompanhada de seu pai Professor Fabiano, interpretou “Bonequinha de Pano”. Logo após, “Querência Amada” foi cantada pela aluna Valentina do 3º ano A, acompanhada dos professores Fabiano e Jair.

E, para finalizar a belíssima noite, o Trio de Ouro, composto pelos professores Jair e Fabiano e pelo ex-aluno Higor Dutra, encerrou as apresentações com o Show Baile. O Instituto Laura Vicuña parabeniza a todos os alunos, professores, colaboradores e famílias pelo empenho e dedicação em fazer da Noite Nativa um evento único e repleto de alegria.