HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Alunos salesianos participam de videoconferência.
Alunos salesianos participam de videoconferência

No último dia 15 de abril de 2019, os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, participaram de uma videoconferência com a autora do livro de Sociologia, a professora Mônica Markunas, direto da cidade de São Paulo.

 O currículo da professora Mônica de acordo com a Plataforma Lattes:

Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1992), licenciatura em Pedagogia pela mesma Universidade (1998); mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004); doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2019), com estadia no Institut für Erziehungswissenschaft da Westfälische Wilhelms-Universität Münster (2016), na área de Educação Internacional e Comparada. Demais informações encontram-se no link http://twixar.me/KBHK

 Na oportunidade a professora falou sobre a importância da Sociologia e das Ciências Humanas para nossa vida e para uma conivência harmoniosa em sociedade. O debate da aula foi iniciado com uma provocação, “de quem é a culpa dos desastres ambientais no Rio de Janeiro? Governo, população ou ambos”. A partir dai os alunos tiveram a oportunidade de debater o assunto com a autora, onde foi possível questionar as ideias propostas pela mesma, sem colocar algo como verdade absoluta, mas sim, uma partilha de ideias, uma roda de conversas onde foi possível construir novos pensamentos sobre os problemas sociais e ambientais em nosso país.

Gostaria de salientar dois pontos sobre esta atividade:

Relevância do tema – em uma época em que as pessoas não pensam nos problemas sociais do nosso país, a Sociologia vem para colaborar com este entendimento, não apenas apontando culpados, mas sim encaminhando soluções, ou ainda, proporcionando reflexões a nossos educandos que amanhã serão os adultos organizadores e gestores de nossa nação.

 TIC’s – Outro ponto a destacar é o uso das TIC’s na educação. TIC’s – Tecnologia da Informação e Comunicação. Nossos alunos estão cada vez mais dentro de um mundo digital, eles são nativos digitais e há uma necessidade da sala de aula em sair do medievalismo, a partir deste pensamento é que convidamos a autora do livro para esta atividade. Conversar ao vivo com uma pessoa, há muitos quilômetros de distância, que vem colaborar com a aprendizagem de nossos alunos é muito bom.

 Agradeço a cooperação dos colegas para que tal evento ocorresse em especial ao nosso TI – Júlio. Responsável por toda a execução técnica, equipamentos da atividade.

 Na certeza de que a tecnologia é aliada da educação e de uma Escola 3.0, já estamos planejando outras videoconferências.

 Mario Olavo da Silva Lopes – Professor de História e Sociologia.