HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Conhecendo o mundo da arqueologia e paleontologia

Os alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio e do Sexto Ano do Ensino Fundamental II, participaram na última semana de uma aula de História no laboratório de Ciências. O objetivo é proporcionar aos alunos o contato com fósseis, micro fósseis, material ósseo, material lítico, todos relacionados à história e pré-história do município de Uruguaiana e região.

A Arqueologia e a Paleontologia são ciências independentes, mas a História utiliza suas descobertas para explicar nossa realidade, bem como a construção de nosso mundo. Ambas as ciências citadas são subjetivas, pensando nisso, proporcionamos aos educandos uma análise de três objetos, dispostos sobre as bancadas, e posteriormente fizeram a explanação para a turma sobre as suas interpretações.

Após esta rodada de troca de informações, o professor explicou aos alunos sobre o processo de fossilização, material humano e não humano, material lítico, pontas de lança, pontas de projétil, boleadeiras, processo de silicificação (vulgarmente conhecido como petrificação).

Ao definir Arqueologia, tratamos como a ciência que analisa, investiga os indícios e vestígios de uma população extinta ou não. O objetivo dos arqueólogos é reconstruir o passado do ser humano do ponto de vista histórico, comportamental e sociológico. Para isso, o trabalho do arqueólogo fundamenta-se em pesquisas de campo para encontrar e escavar sítios arqueológicos, logo após as pesquisas seguem em laboratório para analisar os restos materiais escavados.

Já a paleontologia estuda todas as formas da vida animal e vegetal de períodos geológicos passados, buscando compreender a história da vida no Planeta Terra. Esta ciência, por exemplo, que nos possibilita compreender os sauros (vulgarmente conhecido como dinossauros) ou sobre a idade do Planeta. Assim como a arqueologia, suas ações começam em escavações e são concluídas em laboratórios.

Acreditamos que a aproximação do aluno com estas ciências, através de uma aula prática, permite a compreensão da criação / origem e evolução / transformação dos seres vivos, bem como de nosso Planeta Terra.

Algumas avaliações realizadas pelos educandos:

Grupo 1 – “...aprendemos de uma forma bem mais fácil tocando e conversando sobre os objetos, tirando as dúvidas em momento de compartilhamento de ideias.”

Grupo 2 – “Nós gostamos da aula e gostaríamos que acontecesse mais vezes aulas desse tipo, foi muito legal e importante sair da teoria de sala de aula e partir para pratica...”

Grupo 3 – “...aumentou o nosso interesse sobre o conteúdo, pois trabalhou nossa curiosidade e senso crítico.”

Grupo 4 – “...foi feita uma aula diferente do que estamos acostumados e isso chamou a atenção dos alunos, pois dessa forma creio que a aula se torne mais interessante para eles, para aprendermos melhor e entendermos o conteúdo...”

O grande geógrafo, Mlton Santos, nos dizia que “o mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir”.

Bons estudos a todos!