HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Festa da Gratidão
Festa da Gratidão reúne grande público no Teatro Municipal

 Na última sexta feira, 30, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, foi realizada a Festa da Gratidão do Instituto Laura Vicuña.  A festa teve como temática as transformações vividas durante o ano. Em 2018, a família salesiana tem 1001 motivos para agradecer e, inspirados no fundador da Congregação Salesiana, São João Bosco, que caracteriza a gratidão como mãe de todas as outras virtudes, a festa foi o momento de percorrer em comunhão com estudantes, professores, colaboradores, irmãs e pais, as transformações vivenciadas. Na ocasião, grande público se fez presente e lotou o Teatro Municipal, bem como um grande número de doações de brinquedos foram recebidas.

 O primeiro momento foi de acolhida e menção ao nascimento de Jesus Cristo, no instante em que se olha para Jesus e deixa-se iluminar, inspirar e aprender a viver as transformações do dia-a-dia e as grandes metamorfoses que abrem e fecham ciclos e fases da vida. O nascimento foi revivido ao som da música Ilumina, em que todos acenderam as luzes do celular e cantaram com muita emoção.

 O casulo foi só uma fase, as Criaturas e o Criador se reconectam através da espiritualidade e a gratidão é a palavra de ordem. Na sequência, iniciaram-se as apresentações das turmas, cada uma abordando um tipo de gratidão vivenciada ao longo do ano, ressaltando a importância do reconhecimento, assim transformando o lugar onde cada um vive, a gratidão à espiritualidade, representada pelos alunos dos 5ºs e 6ºs anos.

A gratidão aos talentos foi representada pelos alunos 1ºs (A,B e C) e 7ºs anos, com a proposta de inspiração para crescer, aprender e ensinar, valorizando o ser humano, acreditando no sonho e construindo um mundo melhor. Inspiração para aprender todos os dias, com amor, alegria, fé e harmonia. Abraçando a vida com leveza e gratidão, valorizando os talentos recebidos e aqueles que cada um se propõe a desenvolver.

No ILV, durante todo o ano, foi trabalhada a temática de transformação pelos encontros. Jogos, momentos de oração, celebrações, estudo, convivência, conflitos, reflexões, bom dias e boa tardes. Momentos de emoção, animação, medo e angústia. A gincana salesiana para revigorar o companheirismo e determinação de cada um, a solidariedade e comemoração de resultados de olimpíadas e conhecimentos em nível local e nacional. Todos esses momentos foram relembrados e comemorados pela gratidão à escola na construção de projetos de vida. A representação foi feita pelos alunos dos 8ºs anos e Educação Infantil.

Transformando o presente e ganhado o mundo através das mudanças e aprendizados. Juntos, comunidade escolar e famílias sonharam e materializaram ideias, estas que foram muito bem trabalhadas pelos alunos dos 4ºs e 9º anos, em que mostraram a importância de cuidar da casa comum, a gratidão ao mundo.

 

O maior dom recebido: a vida. Bem maior a ser defendido e respeitado na sua essência e dignidade. Agradecer a vida com intensidade e emoção é o que os alunos dos 3ºs anos e turmas 101 e 102 fizeram, demonstrado toda sua gratidão à vida.

Pessoas fazem a história. Pessoas que cuidam, acompanham e vivem num mesmo espaço foram e são essenciais para que as metamorfoses do saber aconteçam. Na escola foram vividos momentos de sentir, olhar e reconhecer a gratidão às pessoas. A representação ficou com os alunos dos 2ºs anos e com as turmas 201 e 202.

E por fim, a gratidão à família, responsável na constituição e desenvolvimento da pessoa. Em casa são os laços de sangue e nome que unem. Na escola a união pela força do coração. E nada como os finalistas, turma 301, para realizar melhor representação de família. A gratidão vai ao ano de 2018, terreno onde foi semeado o amor, o saber, o desejo de transformar o mundo. Gratidão vai ao Criador que proporcionou a todos viverem e conviverem como família. A família salesiana! Cada um escreveu e escreve a história do Instituto Laura Vicuña.