HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Equipe salesiana participa da Feira de Ciências da Unipampa
Equipe salesiana participa da Feira de Ciências da Unipampa

No último sábado, dia 20, parte da equipe de professores e alunos salesianos participou da 2ª Feira de Ciências Universidade-Comunidade, promovida pelo curso de Ciências da Natureza da UNIPAMPA, campus Uruguaiana, que este ano teve como tema Ciência para Todos.

A Feira reuniu alunos, pesquisadores, empresas e instituições de ensino na EMEI Mário Quintana para promover discussões na comunidade escolar acerca da redução das desigualdades, através do estímulo ao desenvolvimento de tecnologias de aprendizagem significativa voltadas para a participação da mulher na produção científica. Foram recebidos trabalhos dos Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio (1ª ao 3ª ano), a fim potencializar o desenvolvimento de uma cultura crítica, investigativa e científica na comunidade escolar, incentivando a discussão e a produção de conhecimento e tecnologia.

 

Para o professor Ronan Franco “a participação das alunas na 2ª Feira de Ciências da Unipampa possibilitou a articulação dos conteúdos conceituais da disciplina de Física com a abordagem da problemática das mulheres na Ciência ,o que redimensiona o ensino enquanto atitudinal e para além do conteúdo específico, visto que as alunas construíram conhecimentos sobre os trabalhos, o que permitiu ressignificar aquilo que se estuda, contribuindo para a formação de pensamento crítico e participativo”, destaca.

 Ademais dos conteúdos, “a participação é um momento de divulgação e popularização da Ciência e da Escola, oportunidade em que elas protagonizaram o processo de ensino-aprendizagem, aproximando-as do universo acadêmico, assumindo postura de pesquisadoras, sendo avaliadas e questionadas”, finaliza o professor.

 A professora de Língua Portuguesa., Karla Rutz afirma que a participação dos estudantes na Feira de Ciências da Unipampa “é um primeiro passo para a vivência de pesquisas. Os alunos tiveram todos os encaminhamentos sobre a realização de uma pesquisa, bem como se destacaram na oralidade ao apresentar seus relatos”.

 O ILV parabeniza todos os alunos e professores envolvidos nessa tarefa!

 Trabalhos apresentados:

 Título: Igualdade entre homens e mulheres

 Alunos: 8ºsanos

 Orientadoras: Maria Cristina Feltrin e Karla Rutz.

 

 Título: Astrofísica: espaço e tempo das mulheres na ciência

 Alunas: Maria Eduarda Furtado, Ariel Scolari, Raymon Lopes, Isabella Fagundes, MIlla Leite (turma 101).

 Orientador: Ronan Moura Franco

 Coorientadora: Daiandra de Almeida Fagundez 

 

 Título: A discussão da problemática mulher na Ciência a partir da Série Cosmos: Uma Odisseia no Espaço.

 Alunas: Mariana Garcia, Érica Paiva (turma 201), Andreza Farias (202).

 Orientador: Ronan Moura Franco

 Coorientadora: Daiandra de Almeida Fagundez 

 

 Título: Sylvia Earle, uma jornada até o fundo

 Alunas: Andrya, Luísa e Giany (202)

 Orientadora: Daiandra Fagundez