HOME Notícias

Notícias

No ILV...

A feira contou com a participação de expositores, espaços de expressão e interação, bem como mostra pedagógica dos trabalhos e projetos desenvolvidos.
Caleidoscópio Cultural e IX Feira do Livro

No último dia 19 de outubro o Instituto Laura Vicuña realizou mais uma edição do Caleidoscópio Cultural e IX Feira do Livro. O evento trata-se de uma atividade com o objetivo de comunicar as práticas de linguagens desenvolvidas nos diversos segmentos da escola por meio de diferentes recursos, promovendo a interação com o público de forma autônoma e criativa. Na ocasião se fizeram presentes autoridades, estudantes, professores, colaboradores e demais visitantes.

A feira contou com a participação de expositores, espaços de expressão e interação, bem como mostra pedagógica dos trabalhos e projetos desenvolvidos. Dentre as atrações destaca-se a Mostra Internacional de Idiomas, coordenada pela professora de língua inglesa, Eliziane  Limongi. A mostra aconteceu durante o turno da manhã e teve apresentação artística (história cultural e a relação com o país de origem) de Zumba, com a participação da Academia FitDance. O segundo momento foi de relato de vivências do inglês através de alunos que já tiveram experiências com o idioma além da sala de aula. A professora Elenice Freitas, do curso Flash idiomas foi uma das convidadas para expor suas vivências no Canadá. Na sequência, os estudantes ouviram a fala sobre a vida consular, ministrada por Agostina Salvaggio - Cônsul Secretário de Embaixada Interina e Jussara Urquiza - Secretária do Consulado Argentino de Uruguaiana e logo após palestra com Gregório Thomaz Acosta, professor de Jiu-jítsu e advogado, com o tema “O empoderamento feminino sob um olhar masculino e jurídico”.

 

A Feira das Profissões esteve presente mais uma vez, sendo idealizada pelas professoras Izabel Antunes, de Língua Portuguesa, e Sandra Vargas, de Ensino Religioso, junto às turmas de 2º ano do Ensino Médio do ILV. Os alunos trabalham durante o ano a fim de organizar o material necessário para a mostra dos onze cursos escolhidos: Artes Cênicas/Cinema, Astronomia, Design de Moda, Direito, Engenharia, Escolas Militares, Gastronomia, Medicina, Odontologia, Polícia Militar, Publicidade e Propaganda/Jornalismo. O projeto torna-se, portanto, uma ferramenta importante de apoio aos jovens num momento crucial que é a escolha profissional, uma vez que tem como objetivo a descoberta, ou até mesmo a confirmação da opção de curso de graduação.

Durante todo dia aconteceram diversas atividades de interação e aprendizagem como Oficinas de Dicção e Oratória coordenada pelo SENAC e Oficina de Educação no Trânsito sob coordenação do CFC Uruguaiana, Exposição de Artes, Espaço de Expressão, Radionovela e partilha de resultados de uma pesquisa realizada pela aluna Juliana Felix sobre “Feminismo frente aos relacionamentos abusivos”, dentre outros trabalhos expostos. Mais uma vez o evento teve a ilustre presença da escritora Eleonora, com a hora do conto “Bandele”.

O espaço Lusofonia, que consiste no conjunto dos países que têm o português como língua oficial ou dominante, sob orientação da professora Izabel Antunes, juntamente dos alunos da turma 101, também foi uma das atrações. Cada grupo ficou responsável por um país e trouxe para a mostra os costumes, origens e pratos típicos de cada lugar.  O Corredor Histórico Literário dos Judeus também obteve destaque. O trabalho foi apresentado pelos alunos dos 9ºs anos, em uma atividade interdisciplinar de Literatura e História.

Mais uma vez o evento movimentou a comunidade educativa em torno da cultura, da arte e da produção pedagógica. O ILV como instituição educativa salesiana, atualizada e competente, promove este evento visando o aprender a conhecer, a ser, a fazer e a conviver. Culminando o evento foi realizado o encerramento com a Banda do Exército.

 

 

O álbum de fotos completo você confere em nossa página no Facebook.