HOME Notícias

Notícias

No ILV...

VI Noite Nativa Salesiana
VI Noite Nativa Salesiana

Na noite do dia 28, foi realizada no pátio da escola a VI Noite Nativa Salesiana, com o tema “Conectar as raízes e continuar a história”.  O evento acontece desde o ano de 2013, com a finalidade de manter viva a tradição e a cultura gaúcha, encerrando assim as festividades do mês de setembro, em que se comemora a Revolução Farroupilha.  

Cada turma preparou uma apresentação artística para o público, iniciando pela homenagem a um dos maiores ícones da cultura e dos costumes gaúchos, o tradicionalista João Carlos D’Avila Paixão Côrtes, que faleceu em 28 de agosto de 2018. Ele soube com maestria conectar as raízes, divulgar as tradições e manter viva a história, está foi a apresentação dos 3ºs anos, orientados pelas professoras Sandra Maia e Ana Paula.

Dando continuidade a história de Paixão Côrtes, o 5º B, orientados pela professora Izabel Antunes, trouxeram a representação do momento em que Paixão liderou a fundação do Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre. Este núcleo estudantil foi o centro agregador para um grupo de jovens que protagonizaram pioneiramente momentos históricos na história do tradicionalismo. A turma fez a representação de Paixão e mais sete companheiros, trajados e montados tipicamente a gaúcha, fato inédito na época, formaram o Pique Tradição.

Assim como Paixão Côrtes dedicou sua vida a expressar o amor pelo tradicionalismo, todos foram convidados a recordar o primeiro amor ao qual são apresentados: o amor materno. Diante disso, os alunos da Educação Infantil I, juntamente da professora Edrieise, apresentaram a música “Mãe Campeira”.

A semente do tradicionalismo que foi plantada no solo dos corações geminou, nutrindo-se e mantendo vivo o amor pelo Rio Grande. Com este tema os alunos dos 4ºs anos fizeram um pedido especial ao vento, juntamente das professoras Ariane Monteiro e Karla Rutz.

Na sequência as turmas da Educação Infantil II e III apresentaram a música “Amor aos Passarinhos”, e logo após o 5º A abrilhantaram o evento com “Desgarrados”.  A aluna Sofia Michelena declamou a poesia de Jurema Chaves – Prendinha. Seguindo as apresentações artísticas a Educação Infantil III dançou a “Rancheira Carreirinha” e, cultuando a arte da história, os alunos dos 1ºs anos apresentaram “Bailarina de Campanha/Cavalinho de Pau”.

A fim de mostrar demais talentos da escola, a aluna Amanda declamou a poesia de sua autoria “Terra Rio Grandense” e logo após a verdadeira expressão da alma gauchesca, a Chula, apresentada pelo aluno Gustavo Chamorra.  Finalizando as apresentações das turmas, os estudantes dos 2ºs anos trouxeram a música “Eu sou do sul”.

Ao final os professores Jair e Fabiano embalaram a noite com muita música e tradicionalismo. O convidado especial da noite, Jaime Ribeiro, também deixou sua homenagem a Paixão Côrtes, evidenciando todo o amor que esse tradicionalista sentia pelo Rio Grande do Sul.e tradicionalismo. O convidado especial da noite, Jaime Ribeiro, também deixou sua homenagem a Paixão Côrtes, evidenciando todo o amor que esse tradicionalista sentia pelo Rio Grande do Sul.

 

Confira a galeria de fotos completas em nossa página no Facebook.