HOME Notícias

Notícias

No ILV...

AJS presente na 13ª Jornada Diocesana da Juventude
AJS participa 13ª Jornada Diocesana da Juventude

Nos dias 21,22 e 23 de setembro, aconteceu em Uruguaiana, a 13ª Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), em sintonia com as orientações do Papa Francisco junto às Dioceses do mundo inteiro. O encontro reuniu jovens católicos presentes nos mais diversos grupos da Diocese, bem como os grupos da catequese, da Crisma e os demais que participam da vida das comunidades. O evento contou com cerca de mil jovens de movimentos, pastorais e congregações.

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a ramificação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), acontece  nas Dioceses,  seguindo a temática que prepara para JMJ.

A temática da Jornada Diocesana de Uruguaiana seguiu: “Eis-me aqui, faça-se”. Momento de olhar para Maria e descobrir como foi a descoberta de sua missão no mundo e, pensar, sobre a vida da juventude e suas perguntas, anseios nas respostas que são chamados a dar.

 

Formação Missionária

 

Na sexta, 21, ocorreu a formação missionária na Catedral Sant’Ana. A articulação do evento foi toda realizada por jovens voluntários, juntamente com assessoria de religiosas, padres e leigos adultos. Ir. Zenilde Fontes orientou a formação dos missionários a partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE). A irmã propôs como caminho pedagógico da evangelização a partir do: serviço-diálogo-anúncio-testemunho de comunhão eclesial, perpassando a formação e a visitação dos missionários e das missionárias.  O grupo foi convidado a deixar-se inspirar pelas palavras de São Francisco de Assis: “Pregai o Evangelho sempre e se necessário, usem palavras”. A escuta atenta das pessoas encontradas nas diferentes realidades, caracteriza a ação missionária.  Deus já está nos lugares de visitas e aos missionários cabe ir ao encontro das pessoas para também encontrar e reconhecer Deus.

Em clima de confraternização e empatia, os alunos salesianos, juntamente com jovens e adolescentes da Diocese de Uruguaiana, fizeram parte desse encontro.  Aproveitaram do espaço de socialização e ampliaram a compreensão sobre concepção de evangelização.  Foi momento de crescer na fé e na compreensão do compromisso assumido no batismo. A Missão é o DNA do batizado e lhe cabe anunciar, levar uma boa notícia sempre. 

O testo bíblico do envio dos 72 peregrinos iluminou a o grupo para viver a missão a partir das orientações de Jesus Cristo.

 

 

Formação missionária na Catedral de Sant'Ana

 

 

Vivência Missionária

 

Na manhã do dia 22, os jovens saíram em comunidades para estar em missão. Os estudantes salesianos, juntamente com os aproximados 100 jovens visitaram: o Lar da Velhice São Vicente de Paulo, o Loteamento Hípica I, O Loteamento João Paulo II, o calçadão no centro de Uruguaiana,  a  ACLAN (Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza), as comunidades São Francisco -Mãe Peregrina -Aparecida.

A Pré-Jornada é a vivência missionária que acontece antes da Jornada e sem é caracterizado pela vivência missionária de encontro com as pessoas e com as diversas realidades.  A juventude escutou as famílias a partir de duas demandas: a) Como percebe Deus na sua vida; b) Como vê a juventude hoje.  Para o aluno Pedro Luca Fioravante, participar da JDJ foi "de grande valia, pois conhecemos outros grupos e outras realidades, percebendo o carisma de todos", relata.

As comunidades, os missionários tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do bairro através da partilha de experiências e da Palavra de Deus com as famílias. Reconhecer Deus e o lugar da juventude a partir da visão das comunidades também foi exercício da juventude em missão.

Para Padre Aodomar Wandscher da Paróquia São Francisco de Borja e Assessor Diocesano do Setor Juventude, “Uruguaiana nos proporcionou oportunidades únicas de tocar em mundos que estão distantes de nós, experiências com jovens de carismas diferentes, mas que seguem o mesmo Cristo”, afirma.

 

Grupo missionário no Lar da Velhice São Vicente de Paulo

 

 

13° Jornada Diocesana da Juventude

 

No domingo foi a vez de celebrar com mil jovens dos diferentes carismas que evangelizam juventude na Diocese. Abertura motivada pelo Assessor Diocesano da Juventude e pelas palavras do Bispo Diocesano, Dom José Mário Agonese, que expressou um forte: “que bom que bom vocês vieram, que bom que vocês estão aqui”!  Momento para adentrar na temática do Eis-me aqui, faça-se e refletir a partir de um painel vocacional sobre o que cada jovem é chamado a ser neste mundo. O painel aconteceu por meio de partilha de três experiências vocacionais: a família, a vida religiosa consagrada e a vida presbiteral.

Para aprofundar assuntos referentes a vida da juventude os participantes puderem vivenciar oficinas em 15 temáticas diferentes, mas aliadas as perguntas existenciais: onde estou, para onde vou, como vou, na perspectiva  do projeto de vida de Jesus Cristo. O momento foi de troca e partilha que favorecendo a aprendizagem.

A jornada proporcionou a feira dos carismas, estimulando uma verdadeira comunhão eclesial entre os grupos que com alegria partilharam seu jeito de rezar, de se encontrar e organizar.  Os membros dos carismas aproveitaram para partilhar suas diretrizes e valores. 

A caminhada vocacional ajudou os jovens a refletirem mais uma vez sobre os seus projetos de vidas a partir do sim de Maria, evidenciada como a primeira discípula/missionária de Jesus Cristo. Por fim a jornada celebrou os dias em missão e o dia em jornada com celebração eucarística.

 “Nos dias de missão e de jornada, fizemos profundas e significativas experiências de encontro com Jesus, as quais fortaleceram nossa fé. Em cada gesto, encontro e partilha, o carinho de Deus se manifestou abundantemente”, destaca Padre Jonison Mallmann coordenador Diocesano de Pastoral e do evento.

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) esteve presente vivenciando a comunhão com a Igreja Diocesana, e, sobretudo, através da partilha, crescendo no entendimento de ser Igreja.

Seguimos caminhando em comunhão com a Igreja Diocesana e sonhando com a 14° JDJ que acontecerá em 2019, na cidade de Quaraí RS.

 

 Foto: Setor Juventude Diocesana de Uruguaiana

Caminhada vocacional finalizando a 13ª JDJ