HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Alunos salesianos em missão na comunidade Bom Pastor, bairro Cabo Luís Quevedo.
Alunos salesianos participam do 1° Conecta AJS 

 Nos dias 07 e 08 de setembro, nas dependências do Instituto Laura Vicuña aconteceu o 1° conecta AJS. O movimento é uma proposta para jovens que se identificam com o carisma salesiano e que buscam ser protagonistas em atividades missionárias. O conecta é promovido pela Articulação Juvenil Salesiana (AJS) que consiste em uma organização acompanhada pela congregação salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), que garante a vivência da espiritualidade juvenil seguindo os ensinamentos de Dom Bosco.

 

Através de diversas dinâmicas, o conecta AJS, desenvolve liderança sem falar em liderança, possui uma estrutura organizada em atividades que buscam uma experiência grupal para despertar a autonomia, vivenciando e desenvolvendo a tradição educativa salesiana.

 

 O conecta AJS traz um chamado para que os jovens se apropriem do carisma salesiano. O amor de Dom Bosco e Madre Mazzarello buscam um olhar diferenciado e preventivo à juventude. Os jovens conectados com a AJS são protagonistas do movimento educativo e solidário. Em missão, os jovens conheceram a comunidade Bom Pastor, no bairro Cabo Luís Quevedo, onde realizaram uma pesquisa de campo, dando continuidade às dinâmicas da noite de 07 de setembro. Na oportunidade, os presentes conheceram a realidade do bairro, realizando questionamentos sobre o jovem atuante na comunidade e como Deus se faz presente em suas vidas.

 

Para a aluna salesiana Isabela Martins Fernandes, “participar do conecta AJS foi um momento de espiritualidade em que foi possível conhecer outras pessoas e participar de dinâmicas, trabalhar sentimentos como medo, ansiedade, felicidade e amor” destaca.

 

 Na ocasião, a identidade dos missionários, as relações interpessoais e grupais foram valorizadas, considerando o envolvimento das potencialidades pessoais e os valores que inserem o jovem como membro ativo e atuante na sociedade.