HOME Notícias

Notícias

No ILV...

Caminhada em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora.
Gincana Salesiana cultura de socialização entre jovens.

            A Gincana Salesiana deste ano tem o objetivo de aprofundar os princípios e os valores salesianos, na perspectiva da mística, da integração, da alteridade e da gratuidade, considerando a unidade na diversidade. Dessa forma, o Instituto Laura Vicuña propôs um percurso que potencializou o empoderamento dos estudantes através de processos que levem em conta a integralidade da pessoa (vista na dimensão social, afetiva, política, ecológica, espiritual, técnica e vocacional). A temática da Gincana/2018 foi “Nosso jeito salesiano de transformar o mundo”.

 

 

Os objetivos da gincana são:

 

1) Desenvolver liderança e trabalho em equipe movidos, pelos valores da cooperação entre membros da mesma equipe e das equipes adversárias.

2) Proporcionar atividades que permitam o autoconhecimento pela autopercepção na relação com os colegas da mesma equipe, das equipes adversárias e consigo mesmo. 

3) Estimular a auto confiança e a confiança nos demais membros da própria equipe, potencializando foco no positivo e nas soluções de problemas.

4) Sensibilizar para resolução de problemas no previsível e no imprevisível gerenciando as emoções de raiva, medo, ansiedade, insegurança, cansaço, desânimo, inferioridade ou superioridade, alegria e estresse.

5) Alcançar o máximo individual e coletivo superando o cansaço e aceitando com dignidade a derrota e a vitória como caminhos e dinâmicas próprias da vida.fatores limitantes na conquista do sucesso. 

6) Ampliar a visão de mundo, para alcançar objetivos pessoais e coletivos de maneira sistematizada, planejada.

7) Vivenciar relacionamentos harmoniosos, primando pela cultura da paz e o respeito nas relações com os organizadores, pais, equipes adversárias e na própria equipe.

8) Desenvolver capacidade de trabalhar em equipe e liderá-las, exercitando assim sinergia com as pessoas do grupo, visando se alcançar os resultados desejados com ética e responsabilidade.

 

 

          No dia 20 de abril, através de uma reunião com os líderes de turma, foi lançada a Gincana Salesiana, com as seguintes orientações, criação da camiseta da equipe, atividades relâmpagos, JOSAL, organização e desenvolvimento de ação solidária em instituições e entidades, apresentação artística, participação no desfile cívico, caminhada em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora e missão de coroação a Nossa Senhora. Após a reunião, os alunos começaram organizar suas equipes, nos seguintes módulos:

 

·         Módulo I – turmas: 6ºA, 6ºB, 7ºA, 7ºB, 8ºA e 8ºB 

·         Módulo II – turmas: 9ºA, 9ºB 101, 102, 201, 202, 301

 

          

           O Dia da Integração ocorreu em 26 de maio, sábado. Ás 6 horas da manhã, o ILV abriu suas portas para os alunos organizarem os espaços. Nesse dia, as equipes participaram de atividades/tarefas relâmpago como trazer um vizinho da escola para falar sobre o Instituto Laura Vicuña, um ex aluno, uma pessoa que faz aniversário no dia 25 de maio (Dia de Nossa Senhora Auxiliadora). Também houve apresentações artísticas, os alunos salesianos, deveriam todo o tempo, reconhecer os seguintes mandamentos como forma de potencializar a união entre os jovens:

 

10 MANDAMENTOS DA GINCANA SALESIANA 2018

 

1) Disputarei, ética e honestamente, todas as provas;

2) Não desperdiçarei e evitarei gastos desnecessários;

3) Honrarei e vestirei sempre a camiseta de minha equipe;

4) Conservarei, em ordem, todos os ambientes que utilizar durante a gincana;

5) Terei uma postura salesiana (alegria, cordialidade, acolhida e empatia);

6) Respeitarei todas decisões dos organizadores e árbitros;

7) Não ofenderei meus colegas e adversários;

8) Honrarei o espírito de competição amigável;

9) O que aprenderei será mais importante do que ganharei;

10) Lutarei com todo entusiasmo até o último minuto na gincana salesiana.

 

           A gincana é uma forma cultural de socialização entre jovens, é ferramenta essencial para o processo de ensino-aprendizagem, pois é também através dela que os alunos aprendem a enfrentar qualquer prova da vida. A educação salesiana compreende que educar é também evangelizar e desenvolver.