HOME Notícias

Notícias

No ILV...

O ILV oferece aulas de redação para os estudantes dos vários segmentos de ensino.
Oficina de Textos do ILV

O Instituto Laura Vicuña oferece aulas de redação para os estudantes dos vários segmentos de ensino na modalidade de Oficinas.

A escola acredita que, se a princípio a escrita era utilizada somente para o registro de informações importantes e era reservada a uma elite seleta, nos dias de hoje seu papel é completamente diferente e é pré-requisito básico na formação do ser. O papel da escrita na formação do sujeito é muito mais profundo do que se pensa. É a porta de entrada para a cultura, saber tecnológico, científico, erudito, etc.

Então, é de fundamental importância que se ensine aos alunos não somente o aspecto formal da escrita, mas também como fazer bom uso dela. Além disso, deve-se incentivar os alunos a usar a criatividade e desenvolver seus próprios textos, sejam eles sobre qualquer assunto ou pertencentes aos diferentes gêneros textuais. Dessa forma, o aprendizado da escrita se dará por completo e funcionará como alavanca para o sucesso em diversas áreas, sem se tornar um processo maçante, mecânico e sem propósito.

Segundo o relatório PISA, o Brasil ocupa o último lugar entre 34 países. Tal fato expõe uma triste realidade, ou seja, nossos alunos apresentaram um nível de compreensão leitora correspondente ao Ensino Fundamental I, primeira etapa.

Segundo Neves (2001), o ato de ler não é uma habilidade inata, portanto, precisa ser ensinado, ou, como afirmam Barbosa (1990), Adler e Doresn (1990) e Martins (1998), o indivíduo pode ser conduzido para realizar essa ação a qual, quando ocorre, é de sua inteira responsabilidade.

A Oficina de Textos apresenta uma atividade lúdica para motivar o aluno a descobrir-se como ser social, histórico e ativo e, assim, estimulá-lo a perceber a importância de ler, compreender, interpretar e produzir textos. Criar, transformar, produzir e encantar!

Neste ano, o ILV reedita a Oficina de Textos e oferece essa extraclasse aos alunos de 6º ano do EF II até o 3º ano do Ensino Médio, sob a coordenação da professora Izabel Antunes.

                O objetivo da Oficina de Escrita Criativa e da Oficina Avançada de Produção Textual é aperfeiçoar a produção escrita dos estudantes em função da necessidade de domínio da norma padrão da língua portuguesa. Trata-se de um atelier de criação, organização, elaboração e produção de textos com a finalidade de desenvolver a capacidade de argumentar, explicitar ideias com clareza e criar uma cultura de escrita na escola e fora dela.

 

Oficina de Textos

Onde? Instituto Laura Vicuña

 

SEGUNDAS E QUINTAS - Oficina Avançada de Produção Textual

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

9° ao 3° ano médio


QUARTAS E SEXTAS - Oficina de Escrita Criativa
Ensino Fundamental II
6º ao 8º ano